Há pouco tempo os educadores do Brasil têm
usado as TICs - Tecnologia da Informação e Comunicação1
em sala de aula. Através da mesma observa-se que dinamiza, motiva e
conduz o aluno a descobertas dependo do uso e quais são os parâmetros
que quer alcançar. As aulas tradicionalistas muito pouco se apropriam
dos recursos que as TICs propiciam como elemento renovador das
mídias no processo ensino-aprendizagem. Não é a salvação da Educação
Brasileira, contudo tem contribuído para uma melhor socialização do
direito de estudar e aprender com mais atratividade e interação.
Pode-se
usar o Word do Windows, para o
desenvolvimento de textos como: poesias, contos, crônicas, jornais
escolares, criação de cordéis, até mesmo para fazer uma história em
quadrinhos a partir de um texto pré-trabalhado em sala de aula com
co-participação do Paint e outros trabalhos que
dependem da criatividade do Professor. O Word
ainda pode nos auxiliar na criação de Blogs, Páginas sobre a disciplina
lecionada para Web – ou mesmo hospedar no site da Escola - e
fazer links com comunidades que eles – os alunos - usam
diariamente como Orkut e outras.

Poucas
Escolas Estaduais dispõe do recurso da Internet para
uso pelos alunos. Mas não pode dizer que está muito distante das mídias,
pois há certo tempo têm a sua disposição os Telecursos
e Tv Escola, Vídeos-Produções da Tv Escola
auxiliando o processo de educação presencial e o chamado hoje EAD. Mas
a coisa está mudando. O governo Brasileiro precisa fazer a sua parte
no sentido de dá a infra-estrutura e formação dessa nova escola
e desse novo professor. Contribuindo com esse
processo de mudança, já existe até o Software Livre que
propícia a essa inclusão diminuindo sensivelmente os custos com
programas comerciais caríssimos.
Para Gabriela Ponte em seu
artigo Casas Brasil e Pontos de Cultura promovem inclusão
digital:
“O uso do SL permitirá
aos pontos de cultura, por exemplo, que seus beneficiados utilizem a
Internet, formando uma rede que unirá as expressões culturais de todo o
Brasil, dos grafites, do hip hop às danças de frevo. O governo poderá
economizar milhões de reais em royalties que seriam pagos aos
fabricantes de softwares privados. Essa economia poderá ser aplicada na
capacitação de mais jovens.2”.
Os
cursos de formação, cada vez mais acessíveis na área pública, têm
contribuído para essa mudança. Não basta agora usa o Word, o Excel,
FrontPage, PowerPoint e os Projetores Modernos de Slides - Data Show. É
preciso mesclar todas as mídias, tudo em função de um aprendizado mais
eficiente e interativo.
Para Divina Salvador Silva em seu artigo
“A importância da tecnologia na Educação” todo o processo se dá de
forma gradativa, porém de efeito massificador, pois atende a grande
maioria de uma só vez, privilegiando a autonomia do indivíduo:
A grande revolução que o computador promove é
permitir uma educação massificada no sentido de que há muita informação
disponível e ao mesmo tempo individualizada. Com o andar dos anos o que
vai acontecer é que o ensino não vai mais se reduzir ao livro
didático. Os livros estarão melhores e adequados à informática, até
mesmo com sugestões de sites e atividades. As aulas expositivas, o
papel, as pesquisas de campo, os trabalhos de laboratórios, as
consultas na web são recursos complementares, que devem ser utilizados
de maneira integrada e inteligente. Exatamente o oposto do que se faz
na educação convencional, que desperdiça o mais precioso de todos os
recursos... o PROFESSOR fazendo dele mero fornecedor de
informações, quando deveria ser um organizador de situações de
aprendizagem.3”

Hoje
podemos começar uma aula sobre crônica: solicitando ao aluno trazer de
casa um texto recortado de uma folha de jornal velho; facilmente ele o
encontra; pedir a cada um para fazer a leitura da produção encontrada;
socializar os conteúdos; estudar o vocabulário; fazer a interpretação;
e desta mídia passar para um vídeo sobre o texto jornalístico, ou uma
palestra e no fim desta etapa. Iniciar a nova etapa do trabalho no
Laboratório de Informática da Escola usando a tecnologia: para
digitalizar os textos, buscar nas ferramentas de busca mais
significações e suporte e produzir um artigo coletivo pela turma, um
uma página gratuita na Internet sobre aquele assunto, ou até mesmo um
livro. Fazer ao fim do Processo uma Grande Apresentação na Escola para
todos os alunos e comunidade. Seria realmente um Show com Data Show.

Não
basta ter a tecnologia é preciso saber fazer uso dela, para tirar
melhor proveito, quando a questão é educação. Criar um
projeto não basta, é preciso planejá-lo para saber o momento certo de
fazer uso dele, desenvolvendo-o em suas etapas e usando das tecnologias
disponíveis. Enquanto a Escola Pública não tiver um Laboratório de
Vídeo e Som de último tipo, Sala com Data Show e um Laboratório de
Informática invejável, não fique professor na Idade da Pedra, pois
ainda existem muitas mídias que se pode usar para tornar nossas aulas
mais humanas e condignas. Mas não se deve esquecer que é preciso
participar das formações para se cobrar e criar meios para qualificar a
educação de nossas crianças.
- VILLELA, Paula. As TICs precisam ser explicadas na mídia. Artigo do Informativo Sete Pontos. http://www.comunicacao.pro.br/setepontos/20/ticsnamidia.htm acesso em 14/10/07 às 14:00. As TICs também têm outras funções. De acordo com o presidente da assembleia geral do PSL-Empresas (projeto de organização das empresas de Software Livre), Ricardo Filipo, “as TICs funcionam interferindo na forma como as informações fluem nos meios físico, social e psíquico de um ambiente humano, abrangendo portanto o contexto dos equipamentos, eletrônicos, sonoro, visual, sensitivo e o contexto humano dos relacionamentos”.
- PONTE, Gabriella. Casas Brasil e Pontos de Cultura promovem inclusão digital. Artigo do Informativo Sete Pontos. http://www.comunicacao.pro.br/setepontos/20/cbpc.htm acesso em 14/10/07 às 14:13.
- SILVA, Divina Salvador. A importância da tecnologia na Educação.Centro de Referência Educacional. Especializada em Orientação, Supervisão e Administração Escolar; Profª/Coord. de Informática Educacional. http://www.centrorefeducacional.pro.br/importecn.htm Acesso em14/10/07 às 17:00. e-mail: cred@centrorefeducacional.com.br
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